domingo, 8 de janeiro de 2012

Maledicente, oportunista, ignorante ou teimoso?

Na Internet apanha-se muito "lixo" anti-mórmon. Muitos dos autores desse tipo de "literatura" são pessoas de outras religiões que de uma forma pouco ética tentam captar mais fiéis para a sua congregação dizendo mal do Mormonismo e satisfazendo a curiosidade mórbida dos seus prosélitos com maledicências.

Confundindo-se com o grupo anterior existem os oportunistas a facturar imenso com publicações anti-mórmons, tais como livros e DVDs, e ainda pedem donativos para os ajudarem nas suas cruzadas contra a Igreja. É incrível, mas existe muita gente a viver à custa de dizer mal dos outros!

Consequência dos grupos anteriores, existem outro grupo de pessoas, são os que designo por ignorantes. São ignorantes porque não são criadores destas maledicências, mas são divulgadores das mesmas. São um pouco iludidos pelos maledicentes e os oportunistas. Na maior parte das vezes nem sabem bem o que estão divulgar.

Detecta-se um ignorante, porque costumam ter um comportamento semelhante quando são contrariados com argumentos apologéticos dos membros da Igreja. Normalmente os ignorantes, como só sabem copiar, não sabem como argumentar e então ou repetem o que estão a dizer ou mudam de assunto repetindo outro ataque ao Mormonismo.

Geograficamente falando, os primeiros dois grupos existem mais nos países anglo-saxónicos, mais propriamente nos EUA. Os ignorantes (clientes dos primeiros) estão espalhados pelo mundo fora. No mundo Lusófono, apanhamos mais pessoas deste último grupo.

Tenho que admitir que recentemente fui surpreendido por ter encontrado alguém que não poderei classificar como fazendo parte dos grupos referidos anteriormente. encontrei um blogue aparentemente político (de tendência de direita) cujo autor quis criticar uma campanha gay, porém foi infeliz ao sugerir que a Igreja SUD (ele disse Igreja Mórmon) praticava o casamento polígamo.

Este "genial" autor quando foi confrontado com argumentos apologéticos, isto é de que a nossa Igreja não tem casamentos polígamos e que ele estava a confundir com a Igreja Fundamentalista, este senhor teve uma atitude surpreendente ao responder com termos insultuosos, como se diz aqui do Norte, "do piorio".

Quando eu vi a originalidade deste comportamento, porque a primeira defesa apologética não foi da minha autoria, reforcei o que foi dito, usando fontes. Só que este senhor simplesmente bloqueou os meus comentários, porque provavam a falsidade das suas afirmações.

É triste como as pessoas agem para esconder as suas fraquezas, mas pelo menos este senhor teve o mérito de me ter surpreendido.

Sem comentários: