domingo, 26 de dezembro de 2010

O Mormonismo é uma Religião Cristã?

Este foi o título de um post recente de um Blog evangélico que tem o péssimo hábito de copiar lixo anti-mormon. Por princípio não coloco aqui o seu link para evitar publicidade a este tipo de lixo. Segundo esse post o Mormonismo não é uma religião cristã:

"porque nega uma ou mais doutrinas essenciais do Cristianismo. Dentre essas doutrinas (há somente um Deus, Jesus é Deus encarnado, o perdão de pecados é somente pela graça, Jesus ressuscitou fisicamente dos mortos, o evangelho é a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus), três são negadas pelo Mormonismo: a existência de um só Deus, a pessoa de Jesus Cristo e a suficiência de sua salvação."

A autora deste blogue, como é costume dos evangélicos nacionais, somente copiou um texto de um site anti-mormon. Eis o meu comentário (retirei os comentários direccionados à autora do blogue):


Em resposta à pergunta deste post “O Mormonismo é uma Religião Cristã?”. Sim claro! Porém antes de aprofundar mais esta resposta, será de todo o interesse que os leitores deste Blog incitador ao ódio, conheçam as artimanhas que estas pessoas que se apelidam de Cristãos.

Este post é uma tradução do site XXXXXX.XXX que é um ministério evangélico que em termos práticos vive de dizer mal dos outros. Assim como no jornalismo existem jornais dedicados a informar as populações de um modo imparcial sobre o que se passa no dia-a-dia. Tanto é que existe um código de ética jornalística pelo qual esses jornais se regem. Por outro lado existem revistas e jornais que não vivem sobre esses ideais e enchem as suas páginas com pormenores particulares e íntimos da vida dos famosos.

É do senso comum que esse tipo de informação, a designada imprensa cor-de-rosa não é considerada séria e os seus profissionais são vistos como meros oportunistas dos podres da vida alheia. Esses profissionais somente pretendem descobrir escândalos que permitam aumentar as vendas das suas publicações.

Usando a analogia dos jornais para a religião, o site XXXXXXX.XXX enquadra-se perfeitamente no grupo das revistas cor-de-rosa, isto é tal como essas revistas têm um jornalismo fora da ética jornalística, a XXXXXX não prega os ensinamentos de Jesus, porque não seguem o exemplo de Jesus que nunca criticou as outras religiões. A XXXXXXXX vive de encontrar defeitos nas outras religiões e se for preciso inventar um pouco de modo que aumente as vendas (neste caso os donativos) então não têm escrúpulos nenhuns.
Este post é um exemplo claro disso! Basicamente a XXXXXX inventou uma definição de Cristão que não existe e colocando o Mormonismo fora dessa definição inventada chegam à brilhante conclusão que o Mormonismo não é cristão. Este raciocínio é uma falácia lógica conhecida nos meios anglo – saxónicos como a falácia do “Nenhum escocês verdadeiro” . Em termos simples posso exemplificar, é como dizer que alguém natural do Porto nunca usaria cor vermelha no seu vestuário, e se o Manuel anda de vermelho então não é do Porto. A certidão de nascimento não tem valor para as pessoas que raciocinam deste modo LOL.

Ser Cristão é ser um seguidor de Cristo e dos seus ensinamentos, na nossa língua utilizam-se termos semelhantes para seguidores de outras ideologias, como exemplo Budistas (seguidores dos ensinamentos de Buda) e até nos partidos políticos, como por exemplo Cavaquistas que apoiam a campanha de Cavaco para a sua reeleição.

O termo cristão ou cristãos somente aparece três vezes no Novo Testamento (Actos 11:26 e 26:28 e I Pedro 4:16)). Pelo que se lê em Actos esse termo parece ter sido inicialmente utilizado por não-membros da Igreja para identificar os seguidores de Cristo (provavelmente era usado com um certo escárnio) e que mais tarde foi adoptado pelos membros. Não deixa de ser curioso que o termo Mórmon apareceu de um modo semelhante.

Ora nada da Bíblia nos diz que só são Cristãos os que não negam determinadas doutrinas, portanto não havendo fundamento bíblico para esta definição, então temos aqui um artifício derivado da mente de algum evangélico. Para mais verifica-se aqui uma enorme desonestidade intelectual por parte dos autores, tendo em conta a enorme diversidade de religiões Cristãs e a consequente diversidade de doutrinas divergentes entre elas, parece-me que será um pouco ambíguo dizer o que serão as referidas “doutrinas essenciais do Cristianismo”. Tudo leva crer que cada um diz que as doutrinas da sua Igreja é que são as essenciais. Usando esta lógica eu também poderia dizer que os Evangélicos não são Cristãos, porque, por exemplo, rejeitam as obras como sendo necessárias para a Salvação (João 14:15; Tiago 2:17-26; Efésios 5:1-2; etc.)
Desculpem-me por estar a divertir-me com estas coisas, mas os caros leitores deste blog têm que admitir que a argumentação é simplesmente ridícula. Se forem ver bem o alcance deste post poderão ver que para além do Mormonismo, também teremos de considerar como Pagão a maior Igreja mundial Cristã, nomeadamente a Igreja Católica, porque a IC também advoga as boas obras como sendo necessárias para a Salvação. Para além disso todos os movimentos cristãos do I e II sec., teriam que ser rejeitados da cristandade porque os credos da trindade foram formulados em concílios posteriores.

Sem comentários: