terça-feira, 7 de outubro de 2008

"Ilusão Mormon" versus Realidade Mormon

Quem eventualmente já se deparou com este Blog, deve ter-se perguntado qual seria a origem do seu título. Sendo este o meu primeiro "post" será conveniente explicar a sua origem, o que o farei de imediato.

Na minha adolescência, ainda um recente converso da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (vulgarmente conhecida como Igreja Mórmon), encontrei um livro anti-mórmon com o título "A Ilusão Mórmon". O livro continha uma panóplia de argumentos que os evangélicos poderiam utilizar contra os mórmons. Muitos dos argumentos eram de fácil resposta e demonstravam claramente que eram falsidades criadas com o intuito de denegrir a Igreja. Porém, para outros argumentos eu não sabia responder, devido ao pouco tempo de membro da Igreja e os parcos conhecimentos doutrinais que possuía sobre o Evangelho na altura.
Com tempo e estudo fui obtendo respostas às dúvidas que esse livro deixou na minha mente. A minha fé nunca foi abalada, porque apesar de não ter respostas para todas as questões, as respostas que tinha para as falsidades que os meus fracos conhecimentos detectaram na altura, foram suficientes para chegar à conclusão que o autor não foi sério na elaboração daquele livro. Portanto se houve pouco rigor e falsidades naqueles argumentos, com certeza que aconteceria o mesmo nas questões para o qual não tinha resposta.
O mais fustrante na altura e o mesmo acontecendo com artigos posteriormente publicados nos jornais, é que não tinha meios de esclarecer outros leitores desta propaganda anti-mormon de que estavam a ser ditas falsidades sobre a minha religião.
Isso agora mudou, com a Internet, nós membros da Igreja temos um instrumento que nos permite defender e responder aos ataques contra a Igreja. Pode-se dizer que passamos da fase da "Ilusão Mórmon" criada pelos anti-mórmons em que não havia resposta da nossa parte, e estamos na fase da "Realidade Mórmon" onde agora temos uma voz que pode ser ouvida por todo o mundo e podemos expor o que realmente somos refutando as falsidades dos críticos e dos anti-mórmons.

3 comentários:

Unknown disse...

Estimado
Espero que este Blog esteja aida activo e consiga responder à minha mensagem.
Tenho estado em contacto com jovens missionàrias da denominação referida e apesar da minha formação cristã protestante, estou aberto e receptivo a analizar e a ler/estudar o livro de Mormon.
Gostaria de saber um pouco mais da sua experiência como membro dessa Igreja e como realmente ganhou a confiança na organização.
Agradeço que me contacte. Pois também tenho procurado todos os ecos contra e a favor desta Igreja e observo que pelo menos as intenções parecem-me sinceras e honestas.
meu email: carlosealcobia@gmail.com
Cumprimentos

Carlos

Cesar disse...

Caro Carlos Alcobia

Congratulo-me que esteja a falar com as missionárias. Desde que tenha uma boa intenção, verá que será bastante profícua a conversação com essas mensageiras.

Marcus Valerius disse...

Pessoalmente não acredito em ilusão em religião alguma, pois cremos com consciência e materializamos isso com normas, aparência, aquisições, etc. A fase ilusória tinha consigo o estatuto, as regras, a oficialização e principalmente, o material humano. Nossa época com novas descobertas e inserções tecnológicas dão essa impressão de realidade, mas ela sempre existiu, só que agora é globalizada, tecnológica e também aproxima mas rapidamente os hostis. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está em um ritmo ascendente desde a ida de Joseph Smith ao bosque (para quem queira) ou desde sua oficialização em 1830, ou quiçá, desde os primórdios dentro do Éden, com Adão e Eva como nossos país. De ilusão á realidade implica em responsabilidade, é isso o que os SUDs têm em escala ascendente como a história desse povo.